Benefícios da Drenagem Linfática - Athenee Personnalité Day Spa

Benefícios da Drenagem Linfática

Publicado em

A drenagem linfática é uma  técnica de massagem com movimentos suaves, em um ritmo lento, que evita o rompimento dos vasos linfáticos, estimula e facilita a passagem da linfa pelo sistema circulatório.

Mas para entender com mais detalhes todos os benefícios dessa drenagem para o corpo, confira o artigo com a gente. Boa leitura!

 

O que é a Drenagem Linfática?

A drenagem linfática é uma técnica manual usada para estimular o fluxo da linfa (um líquido claro que circula pelo corpo através do sistema linfático) para aliviar o inchaço e melhorar a saúde. Entre suas muitas funções, a linfa ajuda a isolar patógenos causadores de doenças e retorna as gorduras e proteínas capturadas para a corrente sanguínea.

Como o sistema linfático desempenha um papel fundamental no sistema imunológico do corpo, muitas pessoas que defendem a drenagem linfática sugerem que essa forma de massagem terapêutica pode ajudar a tratar uma série de problemas de saúde.

Vamos conhecer melhor quais são esses benefícios?

 

Benefícios 

Diversos estudos apresentam que a drenagem linfática pode ser benéfica no tratamento de diversos problemas de saúde, vamos conferir?

 

  • Cuidados com a pele: A drenagem linfática contribui para uma pele mais clara e diminuição do aparecimento de linhas finas e rugas no tecido facial, além de reduzir o inchaço ao redor dos olhos. O tecido cicatricial antigo pode ser reduzido, enquanto o aparecimento de novas cicatrizes pode ser minimizado. É comumente usado antes e depois da cirurgia estética.

 

  • Desintoxicação: No final do inverno, ou após um período de alto estresse, o corpo realmente se beneficiará com a drenagem linfática, para reduzir a lentidão causada por muitos alimentos ricos em amido e gordura e poucos exercícios físicos. Você pode se beneficiar tanto no verão ou inverno desse procedimento estético.

 

  • Dor de cabeça: A maioria das dores de cabeça, incluindo sinusite, tem um componente de congestão que responde bem com a drenagem linfática, sabia? Isso porque depois que o tecido é descongestionado, o fluido é bloqueado e o fluxo sanguíneo melhora, reduzindo a dor e o desconforto.

 

  • Promove a melhora na dor pós cirúrgica: Após uma cirurgia ou lesão, o tecido pode ficar inchado e dolorido. A drenagem linfática contribui nesse processo, pois é um tratamento suave que ajudará a drenar o tecido, reduzindo a inflamação e melhorando a cicatrização.

 

  • Durante e após a gravidez: Geralmente há retenção de líquidos em mulheres grávidas e, a drenagem linfática pode melhorar o conforto, especialmente nas pernas e pés. A amamentação também terá um grande benefício, especialmente quando houver problemas com ductos bloqueados e seios doloridos e tensos.

 

 

  • Combate da celulite e redução de medidas: A técnica de drenagem linfática entra como um grande beneficiador ao combate da celulite e redução de medidas, visto que a retenção de líquidos e toxinas é uma das causas da formação de nódulos de gordura da nossa pele. Vale ressaltar, que a drenagem não é um procedimento emagrecedor, mas sim, auxilia na eliminação de líquidos, e não a queima de gordura. 

 

 

  • Reduz o inchaço: Após longos períodos de imobilidade, como por exemplo, fazer viagens longas de carro ou avião, ou outro tipo de mobilidade reduzida, o fluido tende a estagnar no tecido, tornando-o inchado e sensível. Além disso, situações como a artrite, geralmente apresentam articulações congestionadas com líquido. Todos estes reagem bem quando o fluido é reduzido com a drenagem linfática. 

 

  • Relaxamento: Por ser um tratamento feito de forma suave, é um dos mais relaxantes. E o relaxamento é intensificado à medida que os efeitos de limpeza e rejuvenescimento aliviam o estresse. 

 

Quem pode se beneficiar dessa drenagem?

A massagem de drenagem linfática pode beneficiar as pessoas que apresentam o seguintes problemas:

  • Linfedema;
  • Fibromialgia;
  • Inchaço ou edema;
  • Doença de pele;
  • Fadiga;
  • Insônia;
  • Estresse;
  • Problemas digestivos;
  • Artrite;
  • Episódios de enxaqueca e entre outros.

Mas caso você tiver outros problemas e deseja saber se pode ou não ser feita uma drenagem linfática, entre em contato com seu médico de confiança, ele irá indicar os melhores tratamentos de acordo com a sua necessidade.

 

Conte com profissionais de confiança

Embora seja uma massagem leve, existem diversas técnicas a serem seguidas, por isso, é fundamental procurar profissionais de qualidade que entendam do assunto. 

No Athenee Day Spa, você encontra dois tipos desse procedimento tão eficaz, como a Drenagem linfática tradicional e a técnica Joana Medrado – Drenagem Corporal, que tem agradado muitas mulheres pelo Brasil por apresentar resultados significativos e instantâneos na redução de medidas e inchaço logo na primeira sessão.   

A drenagem não tem nenhuma contra indicação e pode ser usada em pacientes homens e mulheres menores de idade, gestantes, pós-operatório de cirurgia plástica e até indicação médica para casos de má circulação e problemas renais. 

No Athenee Day Spa você tem à sua disposição profissionais que são habilitadas pela técnica, com atendimento personalizado e horários flexíveis. Agende já sua avaliação através do nosso site!

 

Deixe um comentário