10 dicas rápidas para ativar o seu metabolismo - Athenee Personnalité Day Spa

10 dicas rápidas para ativar o seu metabolismo

Publicado em

Já abordamos em muitos conteúdos aqui em nosso blog o assunto emagrecimento e, achamos sempre muito importante trazer dicas e informações para melhorar ainda mais sua saúde e estilo de vida.

E hoje, viemos abordar sobre o metabolismo, um termo que representa todas as reações químicas em nosso corpo — que auxilia no bom funcionamento do organismo e mantém o corpo vivo.

Porém, a palavra metabolismo é constantemente empregada de maneira intercambiável com taxa metabólica ou o número de calorias que você queima. Ou seja, quanto mais alto for essa taxa, mais calorias você consegue queimar e, mais fácil de perder peso e conseguir mantê-lo em dia.

Ter um metabolismo rápido também pode lhe oferecer energia e fazer com que você se sinta ainda melhor. Contudo, para entender como é possível ativar o seu metabolismo e ter um emagrecimento rápido e saudável, preparamos este conteúdo. Boa leitura!

É realmente possível melhorar o metabolismo?

Sim, estimular o metabolismo é o objetivo maior dos que estão querendo perder peso, mas a rapidez com que seu corpo queima calorias depende de vários fatores. Algumas pessoas herdam um metabolismo rápido da família, mais conhecido como genética. Os homens, por exemplo, tendem a queimar mais calorias do que as mulheres, mesmo em repouso. 

E, para a maioria das pessoas, o metabolismo desacelera continuamente após os 40 anos. Embora você não possa controlar sua idade, sexo ou genética, existem outras maneiras de melhorar seu metabolismo. Acompanhe as dicas que iremos apresentar logo abaixo.

 

1. Coma muita proteína em todas as refeições

Comer pode aumentar seu metabolismo por algumas horas. Isso é chamado de efeito térmico dos alimentos (TEF). É causada pelas calorias extras necessárias para digerir, absorver e processar os nutrientes em sua refeição.

A proteína causa o maior aumento no TEF e aumenta sua taxa metabólica em 15–30%, em comparação com 5–10% para carboidratos e 0–3% para gorduras.

Comer proteína também ajuda a se sentir mais satisfeito e impedi-lo de comer demais, além disso, ingerir mais proteína também pode reduzir a queda no metabolismo frequentemente associada à perda de gordura — isso acontece porque reduz a perda muscular, que é um efeito colateral comum da dieta.

2. Beba bastante água

Que a água traz diversos benefícios para o nosso corpo, disso todos já sabem. Mas o que ele tem haver com o metabolismo? Tudo! O corpo precisa de água para processar calorias, mesmo que esteja levemente desidratado, o metabolismo pode desacelerar. 

Para se manter hidratado, beba um copo de água ou outra bebida sem açúcar antes de cada refeição ou lanche. Além disso, coma frutas e vegetais frescos, que naturalmente contêm água, isso poderá ajudá-lo a ingerir mais líquidos, caso você não for muito adepto a beber muita água durante o dia.

3. Coma mais vezes ao dia e alimentos de qualidade

Comer com mais frequência pode ajudá-lo a aumentar seu metabolismo. Quando você faz grandes refeições com muitas horas entre elas, seu metabolismo desacelera entre esses intervalos de uma refeição e outra. Por esse motivo, fazer uma pequena refeição ou lanche a cada 3 ou 4 horas mantém seu metabolismo acelerado, portanto, você conseguirá queimar mais calorias ao longo do dia. 

Mas claro que sempre indicamos o acompanhamento de algum profissional da nutrição para poder acompanhar qual a sua real necessidade.

4. Levante coisas pesadas

Pode parecer uma dica estranha, né? Mas faz total sentido, isso porque o músculo é mais ativo metabolicamente do que a gordura e, desenvolver os músculos pode ajudar a aumentar o seu metabolismo.

Ou seja, isso significa que você vai queimar mais calorias a cada dia, mesmo estando em repouso. O levantamento de pesos também poderá ajudá-lo a reter músculos e combater a queda no metabolismo que pode ocorrer durante a perda de peso.

5. Intensifique o seu treino

Caso você já pratique atividades físicas, o exercício aeróbico pode não construir grandes músculos, mas pode acelerar seu metabolismo nas horas após o treino, por isso ele é tão importante. A chave para esse processo é se esforçar e não desistir. 

O exercício de alta intensidade proporciona um aumento maior e mais longo na taxa metabólica de repouso do que os exercícios de intensidade baixa ou moderada. Para obter os benefícios, experimente uma aula mais intensa na academia ou inclua pequenas corridas durante sua caminhada regular.

6. Levante-se mais vezes ao longo do dia

Muitos levam uma rotina corrida dentro de escritórios mesmo praticando atividades físicas todos os dias, porém, passamos muito tempo sentados ou fazendo poucos movimentos e isso pode prejudicar seu metabolismo.

Em razão disso, se você trabalha em uma mesa, tente ficar em pé por curtos períodos para interromper o tempo que passa sentado, isso irá ajudar a perder peso e queimar mais calorias.

7. Inclua na sua rotina alimentos que ajudam a aumentar o metabolismo

Além da alimentação saudável que você já pratica, incluir nessa dieta alimentos que podem ajudar a melhorar e aumentar seu metabolismo farão total diferença e, entre eles estão:

  • Canela;
  • Gengibre;
  • Abacate;
  • Amêndoas;
  • Atum;
  • Brócolis;
  • Café;
  • Chá verde;
  • Guaraná;
  • Pimenta vermelha;
  • Ovos (proteínas no geral);
  • Linhaça;
  • Lentilha.

8. Tenha uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono: uma ação tão simples e que muda totalmente os resultados a longo prazo. A falta de sono está ligada a um grande aumento no risco de obesidade, isto é, pode estar relativamente sendo causado pelos efeitos negativos da privação de sono no metabolismo devido a alteração da glicose e os hormônios envolvidos na regulação do metabolismo, ou seja, diminuição dos níveis de leptina e aumento dos níveis de grelina.

Isso pode explicar por que muitas pessoas que não dormem sentem fome e lutam para perder peso, não é mesmo?

9. Evite dietas radicais

As dietas radicais não irão ajudar você a ter uma rotina mais saudável, muito pelo contrário, elas fazem muito mal e ainda diminuem o metabolismo. Embora esse tipo de dieta possa ajudar você a perder peso, isso prejudica uma série de nutrientes do seu corpo e, como já comentamos aqui no artigo, é fundamental procurar um profissional para orientá-lo da melhor forma possível.

Além disso, o efeito é contrário, porque você pode perder músculos, retardando assim, o metabolismo. O resultado disso é que seu corpo queima menos calorias e ganha peso mais rápido do que antes da dieta. Portanto, tome cuidado!

10. Reduza o estresse

Por fim e, não menos importante, a redução do estresse entra com tudo quando o assunto é aumentar o metabolismo. O motivo disso está entre os níveis hormonais que o estresse pode afetar, fazendo com que o corpo produza mais cortisol do que o normal — o cortisol é um hormônio que ajuda a regular o apetite. 

A alimentação desordenada, incluindo restrição alimentar e certas preocupações com o peso, pode levar a padrões alimentares prejudiciais à saúde, que podem interromper o metabolismo.

O estresse também está intimamente relacionado à qualidade do sono, que pode influenciar significativamente no seu metabolismo.

Agora que você está por dentro de todas essas dicas, que tal aplicá-la em seu dia a dia? Esperamos ter ajudado você e, não esqueça de acessar nosso blog e ficar por dentro de mais conteúdos como este!

Deixe um comentário