O que é Maskne e quais os principais cuidados - Athenee Personnalité Day Spa

O que é Maskne e quais os principais cuidados

Publicado em

Nesse período de pandemia, estamos usando as máscaras faciais por longos períodos de tempo e consequentemente, as mudanças na saúde da pele mudaram significativamente, surgindo a tão comentada Maskne.

Uma pesquisa publicada no jornal American Academy of Dermatology, apresentou que cerca de 83% dos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente contra o coronavírus em Hubei, na China, relataram sofrer com o aparecimento de acne no rosto. Cerca de 70% também relataram pele seca e descamação na região do rosto coberta pela máscara.

E como se estar lidando com todo o estresse de lutar contra a pandemia COVID-19 não fosse suficiente, agora muitos estão se perguntando como enfrentar os problemas de pele que podem surgir por usar máscara o dia todo. Também sabemos que o estresse desempenha um papel no desenvolvimento de doenças da pele, tornando ainda mais difícil determinar o que pode estar causando erupções cutâneas, vermelhidão ou inchaço.

Por isso resolvemos apresentar este conteúdo para você, explicando o que é a Maskne e também quais são os cuidados que deve-se tomar nesse período para evitar grandes danos. Continue acompanhando, boa leitura!

O que é Maskne

Maskne é um termo genérico para algumas condições dermatológicas reais diferentes que podem afetar o rosto devido ao uso constante de máscaras, especialmente em ambientes de calor, umidade, oclusão e fricção. 

As condições mais frequentemente chamadas de Maskne agora são dermatite periorificial, dermatite de contato irritativa e acne mecânica. Essas doenças de pele podem causar erupções cutâneas vermelhas, inchaços semelhantes a acne e descamação ou descamação no rosto onde a máscara é usada. 

Antes isso costumava ser uma irritação na pele mais comum em atletas que usavam tiras e capacetes, agora passou a ser uma preocupação para muitos de nós devido ao uso das máscaras. Respirar ar úmido, esfregar partes da máscara e suar por muito tempo podem criar um ambiente para vários problemas de pele facial. 

Mas como cuidar desses empasses que afetam tanto a nossa pele? Veja abaixo.

Quais são os cuidados

Considere o tipo de máscara que você usa

Só você poderá decidir como deseja equilibrar o tipo de material da máscara que quer utilizar com o nível de proteção que ela lhe dará, mas os Dermatologistas sugerem máscaras de 100% algodão como um bom compromisso, pois permitem que a pele respire melhor. À medida que a temperatura aumenta e você transpira mais, é necessário manter a máscara limpa e seca.

A máscara é como uma roupa íntima e você deve tratá-la como tal: é necessário lavar com frequência. Você não quer que todo aquele óleo, suor e sujeira permaneçam ali e depois os reaplique em seu rosto constantemente, não é mesmo?

Simplifique sua rotina de cuidados com a pele

Muitos de nós usamos muitos produtos de beleza de qualquer maneira, então considere a máscara como uma boa desculpa para adotar a rotina mais básica de cuidados com a pele, como:

  • Utilize um bom sabonete líquido facial para retirar todo o resíduo de sujeira;
  • Passe um tônico, água micelar ou um adstringente caso sua pele for mais oleosa;
  • Hidrate com um produto específico para sua pele, por mais que se pense que usar um hidratante vai deixar ainda mais oleosa, é extremamente importante fazer esse processo, para dar mais vitalidade e força;
  • Projeta os lábios com um protetor labial hidratante, pois ela também fica ressecada e irritada ao passar do tempo utilizando a máscara.

Tente utilizar menos maquiagem

Muitas mulheres conseguiram aderir a essa nova fase sem maquiagem devido a passarem mais tempo dentro de casa. Para muitos, sabemos que é um processo difícil, ainda mais para quem não está em casa e precisa realmente sair para trabalhar e fazer outros compromissos. Infelizmente isso pode levar a diversos fatores, como a Maskne.

Se você for se maquiar para sair ou fazer uma videochamada, considere tirar a maquiagem assim que possível, fazendo os passos de limpeza que apresentamos logo acima no 

conteúdo. Para quem absolutamente não consegue quebrar o hábito, sugerimos usar um hidratante colorido com protetor solar.

Se você suar por baixo da máscara, faça o uso de água micelar ou um limpador suave para lavar rapidamente ao retirá-la (lavar demais o rosto o resseca, levando-o a pensar que precisa produzir mais óleo, o que pode causar mais acne que você está tentando evitar, então, tome bastante cuidado). Depois, aplique em seguida um hidratante e pronto, estará mais protegida.

Procure por ajuda de profissionais da estética

Mesmo com tantos cuidados em casa, muitas vezes nossa pele não fica com o aspecto que gostaríamos e nesse caso, é interessante procurar ajuda profissional para realizar alguns procedimentos estéticos específicos para sua necessidade.

O Athenee Day Spa conta com diversas especialidades, como:

Todos estes processos servem para cuidar ainda mais da sua pele devido ao problema causado pela Maskne.

Faça um período de pausa

Usar a máscara o tempo inteiro é essencial, sabemos disso, mas, se possível, dê uma pausa de pelo menos 15 minutos sem ela de 4 em 4 horas, para aliviar a pele e respirar melhor.

Procure locais seguros para fazer essa prática, como lugares ao ar livre, uma distância segura das pessoas, em casa e dentro do seu carro. 

Permaneça com os cuidados de skincare

Permaneça fazendo os tratamentos de pele que ensinamos neste conteúdo, rotinas de skincare, limpezas diárias e tudo que você já fazia antes mesmo de usar máscara é fundamental para garantir que a Maskne fique bem longe da sua rotina.

Praticando essas dicas não terá erro na hora de cuidar da sua derme e garantir que ela fique mais bonita e saudável.

Para ficar por dentro de dicas tão importantes como esta, acesse nosso blog e mantenha-se sempre bem informada!



Deixe um comentário