Pele seca ou ressecada: entenda a diferença e os tratamentos - Athenee Personnalité Day Spa

Pele seca ou ressecada: entenda a diferença e os tratamentos

Publicado em

É completamente comum a confusão entre os tipos de pele secas ou desidratadas, até porque, ambas são muito parecidas mesmo. 

Para entender melhor, é importante conhecer os tipos de pele. Eles são definidos por 4 tipos: oleosa, mista, normal e seca. Ainda, podemos classificar o estado da pele, que diferente dos tipos, não nos acompanha por toda vida e pode ser temporário, variando de acordo com o clima e até mesmo o tipo de produto utilizado. 

Portanto, a pele seca é um tipo de pele, enquanto que a pele desidratada ou ressecada, é um estado de pele. 

E para compreender com mais detalhes esse assunto, e também quais os tipos de tratamentos, continue acompanhando este conteúdo com a gente!

Pele seca ou desidratada

Quem tem pele seca sabe dos cuidados especiais que são necessários tomar por conta da produção insuficiente de sebo ou de óleo. 

A falta destes agentes naturais influenciam diretamente na capacidade de retenção da hidratação, propiciando uma barreira cutânea mais frágil. 

No entanto, quando sua pele parece seca, você pode estar apenas desidratada e precisando de água. A secura se refere a um tipo de pele, enquanto a desidratação se refere a uma condição da pele.

Se você tem um tipo de pele seca, isso significa que está faltando óleo. Geralmente nascemos com esse problema e, com isso, outras partes do nosso corpo tendem a estarem secas, como mãos, couro cabeludo e pernas.

Quando você aplica hidratantes e loções, é provável que eles desapareçam rapidamente, não penetrando na pele. Se você tem uma condição de epiderme desidratada, está faltando a introdução de água no seu organismo. Isso pode ser causado por uma série de fatores, incluindo maquiagem, dieta, uso incorreto de produtos ou até mesmo o clima.

Ou seja, tanto a pele seca, como a pele ressecada ou desidratada, apresentam diversas características muito parecidas. Entre elas estão a sensação de pele repuxando, sensação de ressecamento, coceira, descamação e pele sem luminosidade e viço.

A principal diferença entre a pele seca e a pele desidratada é que a primeira tem carência de óleo ou sebo, enquanto a outra representa a falta de água.

Por isso é tão importante frequentar especialistas e também manter uma rotina de skincare para ter uma pele sempre linda, saudável e hidratada.

A pele desidratada e a pele seca precisam de tratamentos diferentes

Não é apenas a aparência da pele que importa, a sensação e saúde dela são importantíssimas e para isso, é preciso se hidratar constantemente.

Se você estiver bebendo água corretamente, use ingredientes hidratantes primeiro e em seguida, execute as etapas necessárias para selar essa umidade. Para isso, para peles desidratadas, é importante produtos prebióticos ou que contenham:

  • Ácido hialurônico;
  • Glicerina;
  • Babosa;
  • Ácido lático;
  • Ácido cítrico;
  • Cerâmidas.

Já para peles secas, usar produtos que contenham:

  • Óleo de coco, amêndoa, cânhamo, jojoba, rosa mosqueta, uva e entre outros;
  • Manteiga de karité;
  • Lanolina;
  • Ácido hialurônico;
  • Cerâmidas.

Esses são alguns dos ingredientes indicados para você usar em situações diferentes de ressecamento da sua pele. 

Para obter melhores resultados, é importante procurar profissionais que verifiquem a situação da sua cútis e que indiquem tratamentos específicos, como a hidratação facial, limpeza de pele e outros métodos, que você pode encontrar no Athenee Day Spa.

Dicas extras para melhorar a saúde da sua pele

Para peles desidratadas, a hidratação oral é essencial, porque age de dentro para fora. Portanto, beba sempre muita água ou alimentos que abriguem muito líquido, como melancia, água de coco, morango, pêssego, pepino, tomate e abacaxi. A alimentação está altamente associada quando o assunto é desidratação. Em casos extremos, procure um nutricionista.  

Para pele seca, continue hidratando com cremes específicos, que pelo menos possuam um dos ingredientes citados acima. Esse processo ajuda a pele seca a reter melhor a água e manter um nível adequado de hidratação. 

O segredo para lidar com a pele seca é encontrar produtos que ajudem a manter a umidade, especialmente durante a noite. Existem diversos cosméticos que são de uso noturno, tudo para facilitar ainda mais sua rotina de cuidados com a pele.

Atenção ao lavar o rosto com água muito quente, isso pode afetar tanto para a pele seca ou desidratada. Se caso acontecer, faça o uso da água termal após o banho, ela ajuda a repor os minerais perdidos, isso porque possui ação antioxidante, calmante, protege, refresca e, principalmente, hidrata.

Durante o dia, utilize protetor solar específico para sua pele, dê preferência para cosméticos que tenham a recomendação para peles normais a secas, ou extra secas. Além de sabonetes faciais que tenham ações calmantes, hidratantes e que não irão agredir a sua pele.

É fundamental que o uso de produtos específicos estejam em sua rotina, pois com o tempo, o aspecto de saúde da sua pele tanto do rosto, como do corpo, irá mudar significamente.

Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, acesse nosso blog!

Deixe um comentário