10 erros que é necessário evitar para a perda de peso - Athenee Personnalité Day Spa

10 erros que é necessário evitar para a perda de peso

Publicado em

Se para você perder peso significa passar fome e não comer mais nada do que gosta, aí está o verdadeiro engano.

Adotar atitudes tão radicais é completamente prejudicial no método para emagrecer, isso porque esse tipo de ação pode provocar diversas reações no seu corpo, como mau humor, auto sabotagem (trazendo a compulsividade), além de claro, prejudicar a saúde. 

Mas, para que você consiga ter uma perda de peso saudável, é necessário evitar alguns erros. E para te ajudar nessa, aqui estão os 10 erros comuns que as pessoas cometem ao tentar perder peso. Boa leitura!

1. Passar fome

Deixar de comer nunca foi sinônimo de emagrecimento e muito menos de saúde. Para ter hábitos saudáveis e não tirar da lista coisas que você gosta de comer, é fundamental criar uma estratégia nutricional que seja compatível com suas necessidades e que ofereça tudo o que o corpo realmente precisa para ter uma boa saúde e também um desenvolvimento muscular.

Quando passamos longos períodos sem comer, nosso organismo automaticamente acaba estocando gordura para gerar energia em momentos em que não ingerimos alimentos. Além disso, não comer deixa nosso metabolismo mais lento, fazendo com que a queima de  gordura seja ainda mais lenta do que o normal.

2. Se concentrar apenas no peso da balança

É comum sentir que não está perdendo peso rápido o suficiente apesar de seguir fielmente sua dieta. Porém, o número na balança é apenas uma medida de mudança de peso, mas não significa que você está mais gordo ou mais magro.

O peso é influenciado por diversas coisas, incluindo flutuações de fluidos e a quantidade de comida que resta em seu sistema. Um exemplo bem simples, é quando você está praticando academia regularmente e se alimentando de forma consciente, dessa forma, o corpo está ficando mais definido por conta do aumento da massa muscular e, consequentemente, o peso na balança aumenta. Porém, isso não significa que você está gordo.

Na verdade, o peso pode oscilar em até 1,8 kg ao longo de um dia, dependendo de quanto alimento e líquido você consumiu. 

3. Não comer proteína suficiente

Obter proteína suficiente é extremamente importante se você está tentando perder peso. Na verdade, a proteína ajuda significamente na perda de peso de várias maneiras, como:

  • Reduz o apetite;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Diminui a ingestão de calorias; 
  • Aumenta a taxa metabólica e;
  • Protege a massa muscular durante a perda de peso.

Por fim, para otimizar a perda de peso, certifique-se de que cada uma de suas refeições contenha um alimento rico em proteínas.

4. Fazer apenas os exercícios cardiovasculares

Um dos maiores erros das pessoas que querem ter uma perda de peso saudável e eficaz, é se concentrar em exercícios cardiovasculares e com isso, acabar ficando longe de outras opções que são fundamentais.

Embora o exercício cardiovascular seja importante em qualquer rotina de atividade física, não deve ser a única opção. Essa forma de pensar impulsiona as pessoas a praticarem até o esgotamento, por exemplo, e acabam gerando um transtorno de metabolismo.

5. Comer muitas ou poucas calorias

Um déficit calórico é necessário para a perda de peso. Isso significa que você precisa queimar mais calorias do que consome.

Você pode estar consumindo muitos alimentos saudáveis, mas também ricos em calorias, como nozes e queijo. Por tanto, observar o tamanho das porções é um método para emagrecer muito importante no qual você pode se atentar daqui pra frente. 

Por outro lado, diminuir a ingestão de calorias pode ser contraproducente. Para entender com mais atenção o que você realmente precisa, é interessante procurar ajuda de um profissional, somente ele irá lhe dizer o que é certo ou errado para o seu organismo.

6. Consumir qualquer produto diet, light ou zero

Não adianta trocar todos os produtos industrializados como maionese, bolachas recheadas, salgadinhos, gelatina, sucos e refrigerantes, por exemplo, pelas opções com menos açúcar ou com menos gordura. Por serem processados e possuírem uma porção de aditivos químicos, ainda sim serão produtos nada saudáveis que irão atrapalhar seu processo de emagrecimento. 

Tente reduzir o consumo desses alimentos ou opte por opções mais naturais e feitas em casa.

7. Não comer fibra suficiente

Uma dieta pobre em fibras pode estar comprometendo seus esforços para perder peso.

Existe um tipo de fibra solúvel conhecida como fibra viscosa, que ajuda a reduzir o apetite, formando um gel que retém água. Isso é essencial para o trato digestivo, pois além de ser algo saudável, faz com que seu estômago se sinta satisfeito.

8. Cortar todos os carboidratos

Já está mais do que provado que os carboidratos são essenciais em qualquer dieta, porque são eles que fornecem energia para o cérebro e para os músculos funcionarem.

Mas claro que qualquer quantidade excessiva irá fazer você engordar, por isso, é importante tomar muito cuidado sobre qual o tipo de carboidrato que você ingere e sua quantidade.

9. Não comer alimentos integrais de um único ingrediente

Uma das piores coisas que você pode fazer para perder peso é comer muitos alimentos altamente processados. Esses tipos de alimentos ​​podem ser um fator importante na atual epidemia de obesidade e outros problemas de saúde que o mundo vem enfrentando.

Os alimentos integrais tendem a ser autolimitantes — o que significa que são difíceis de consumir em excesso — por outro lado, é muito fácil comer em grandes quantidades alimentos processados.

Sempre que possível, escolha alimentos inteiros com um único ingrediente e minimamente processados.

10. Não ler rótulos

Deixar de ler as informações do rótulo dos produtos com mais atenção pode fazer com que você consuma calorias indesejadas e ingredientes não saudáveis. Por essa razão é indispensável olhar tudo antes de sair comprando qualquer coisa, viu?

Infelizmente, muitos alimentos são rotulados com alegações que parecem saudáveis ​​na frente da embalagem, mas sua composição, são ingredientes muito prejudiciais à saúde. Isso pode lhe dar uma falsa sensação de segurança sobre a escolha de um determinado item.

Agora que você já conhece os principais erros que causam a perda de peso, que tal conferir melhor como funciona o Programa de Emagrecimento do Athenee Day Spa? Aqui é possível perder os quilos indesejados de maneira eficaz e consciente.

Deixe um comentário