Dicas importantes para ter uma alimentação consciente - Athenee Personnalité Day Spa

Dicas importantes para ter uma alimentação consciente

Publicado em

A prática de se alimentar de forma mais consciente já existe há muito tempo, e o conteúdo que trazemos hoje poderá transformar a maneira como você pensa sobre os alimentos e preparar o terreno para uma vida inteira de alimentação saudável.

Você provavelmente já ouviu falar sobre os diversos benefícios surpreendentes da meditação regular para uma atenção plena, não é mesmo? A meditação é, sem dúvida, uma das melhores coisas que você pode fazer pela mente, corpo e espírito. 

A boa notícia é que você não precisa largar tudo e se retirar em um lugar isolado para colher as recompensas da atenção plena quando se compromete a comer com atenção, viu? Nesta prática, seu alimento se torna sua meditação, e tudo o que você precisa fazer é comparecer à mesa. 

O Athenee Day Spa possui o Programa Emagrecer Positivamente, que poderá te ajudar nesta etapa.

A alimentação consciente funciona perfeitamente como uma técnica para enriquecer sua meditação diária, por isso é tão importante criar hábitos saudáveis em sua vida. Mas antes de trazer as dicas, vamos explicar o que é comer de forma mais consciente. Confira!

O que é uma alimentação consciente?

Comer de maneira consciente significa focar no momento presente, enquanto calmamente reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos e sensações corporais ao ingerir os alimentos. A jornada para uma alimentação consciente pode transformar seu mundo em um lugar de alta vibração, saúde e evolução. 

As escolhas alimentares ideais para uma alimentação consciente embora sejam semelhantes à dieta mediterrânea, que são por meio de frutas, vegetais, grãos inteiros, sementes, nozes e óleos vegetais, também podem ser aplicadas ao que diz respeito aos alimentos menos nutritivos, como um cheeseburger com batatas fritas, por exemplo.

Quando você passa a prestar mais atenção aos alimentos que ingere, você pode se deliciar ainda mais com eles. Em resumo, comer com atenção e consciência significa estar totalmente atento à comida — conforme você a compra, prepara, serve e consome. No entanto, adotar a prática pode exigir mais do que alguns ajustes na maneira como você aborda as refeições e lanches. E para entender isso melhor, fique por dentro de alguns passos importantes.

 

Comece com sua lista de compras 

Nesta etapa é fundamental  que você faça uma lista de compras antes de ir ao mercado ou feirinha e siga completamente a risca para evitar a compra por impulso quando estiver fazendo a escolha dos produtos. 

Encha a maior parte do carrinho na seção de hortifruti e evite os corredores centrais, onde estão cheios de alimentos processados ​​com sódio, gordura e açúcar.

Dessa forma você compra o que é realmente necessário e o que é saudável para o seu dia a dia. Lembrando que não há problemas em comer coisas mais calóricas de vez em quando, mas é importante que seja de forma consciente. 

 

Evite julgar alimentos como bons ou ruins 

Não existe alimento bom ou ruim, isso vai de acordo com a necessidade de cada um e com a quantidade que ingerimos de calorias. Um exemplo legal de apresentar, é que um suco de laranja sem açúcar (200 ml) é o equivalente a 120 calorias, quase a mesma quantidade de um bombom (20 g), que contém 110 calorias. A vida é feita de equilíbrio, não é mesmo?

 

Venha para a mesa com apetite e não com muita fome

Pode parecer estranho, mas se você pular refeições, pode estar tão ansioso para colocar qualquer coisa no estômago que sua primeira prioridade é preencher o vazio em vez de saborear a comida. Por isso é importante que você vá com apetite e não com a barriga vazia, dessa forma, você consegue aproveitar melhor o sabor dos alimentos e de maneira consciente.

 

Comece com uma pequena porção

Limitar o tamanho do seu prato pode ser uma dica muito útil para iniciar uma alimentação consciente, sabia? Muitas vezes nos perdemos na quantidade quando temos um prato muito grande, colocando mais alimentos do que realmente damos conta de ingerir. Então fica a dica para sua próxima refeição: utilize um prato menor.

 

Aprecie sua comida

Faça uma pausa de um ou dois minutos antes de começar a comer para contemplar tudo e todos que levaram a refeição para a sua mesa. Essa etapa é importante para que a gente foque no que realmente importa: saborear os alimentos de forma calma e sem distrações.

Evite mexer no celular ou estar com a TV ligada, isso pode atrapalhar gerando ansiedade e mais pressa para terminar as refeições.

 

Traga todos os seus sentidos para a refeição

Quando estiver cozinhando, servindo e comendo sua comida, preste atenção à cor, textura, aroma e até mesmo aos sons que os diferentes alimentos fazem ao prepará-los. Ao mastigar a comida, tente identificar todos os ingredientes, especialmente os temperos.

 

Mastigue bem e com calma

Mastigue bem até sentir o sabor da comida. Você pode se surpreender com todos os sabores que são liberados e o sentimento de calma que pode gerar ao longo desse processo. 

Comer sem pressa ajuda você a ser mais consciente na hora de pensar em repetir, pois dessa forma seu corpo vai gerindo os alimentos tranquilamente, entendendo o que está entrando dentro dele.

 

Conclusão

Contudo, comer consciente significa comer com intenção: intenção de nutrir, honrar, respeitar e amar seu corpo. Você não precisa fazer todo esse processo sozinho, procure um local de confiança que ofereça um acompanhamento nutricional e psicológico, como o Athenee Day Spa.

Você quer ter uma relação de bem-estar com o seu corpo? Então comece com o seu corpo funcionando da melhor maneira possível, com o máximo de energia disponível. Quando você come alimentos revigorantes e energizantes e de forma consciente, seu corpo tem um excedente de energia para começar a se concentrar melhor. 

Aproveite o melhor dos alimentos e fique por dentro de mais dicas como essa em nosso blog.

 

Deixe um comentário