O que são sabotadores do emagrecimento? Conheça os principais - Athenee Personnalité Day Spa

O que são sabotadores do emagrecimento? Conheça os principais

Publicado em

Quem é que já tentou emagrecer iniciando uma dieta na segunda-feira, mas nunca conseguiu levar ela adiante? Acreditamos que muitos de vocês já devem ter passado por isso alguma vez na vida (ou até mesmo várias vezes), não é mesmo?

Todos possuem alguma dificuldade de emagrecer e hoje, um dos principais problemas que estão interligados com os sabotadores do emagrecimento são o sedentarismo e o consumo elevado de alimentos industrializados — principais vilões da dieta de muitas pessoas. Mas não é apenas isso, o desequilíbrio mental também é um grande agravante na eliminação do peso indesejado.  

O que isso quer dizer? Que muitas vezes, o ser humano possui uma necessidade de querer compensar algo em sua vida, fazendo com que ele preencha esse espaço vazio com comidas nada saudáveis. E por conta disso, acaba virando um vício e se tornando cada vez mais difícil realizar a perda de peso.

Segundo estudos da neurociência, foram identificados mais de 20 tipos de autossabotagem que impede alguém de iniciar o processo de bons hábitos em sua vida, e consequentemente, de ter o corpo dos sonhos.

Mas neste conteúdo, vamos explicar o que são os sabotadores do emagrecimento, quais os principais e como superá-los. Continue com a gente nesse post, e boa leitura!

O que são sabotadores do emagrecimento

O que são sabotadores do emagrecimento? Conheça os principais e saiba como superá-los!

Sabotar é agir de forma a enfraquecer e prejudicar alguém e, no caso do tema que estamos tratando neste artigo, significa fazer em relação a si mesmo quando a questão é emagrecer.

Ou seja, quando você se comporta de forma irracional sobre querer perder peso, estará se auto sabotando. Isso é resultado de um desentendimento e diferenças entre a mente consciente e a inconsciente. Enquanto a primeira sabe exatamente o que precisa ser feito para eliminar peso, a outra tenta te proteger do sofrimento. 

O motivo disso é porque sabemos o quanto é difícil se manter na linha e ter a mente sempre no lugar, isso acaba gerando para muitas pessoas tristeza, algo difícil de cumprir.

A mente consciente é lógica, ela sabe que você tem o desejo de emagrecer e uma série de outras coisas na vida, e sabe exatamente o que é preciso fazer para que tudo isso seja realizado. 

Por outro lado, a mente inconsciente — baseada em inseguranças e experiências passadas — se comporta para evitar que gere sentimentos ruins, caso as coisas saiam do planejado, sendo assim, sabotando suas ações.

Confira agora quais são os principais tipos de sabotadores do emagrecimento

Tipos de sabotadores do emagrecimento que podem interferir na sua dieta

O que são sabotadores do emagrecimento? Conheça os principais e saiba como superá-los!

Quando colocamos em nossa cabeça que queremos perder quilos indesejados, criamos objetivos claros, desenvolvendo uma rotina saudável com alimentação e atividades físicas.

Mas, ao começar a atingir alguns resultados, nossa cabeça nos prega peças e logo descuidamos e saímos da linha, procrastinando assim com as funções da dieta, e sem nenhum motivo aparente, ativando o efeito sanfona em nosso corpo.

Muitas vezes confundimos os sentimentos e nem percebemos a prática da auto sabotagem na nossa vida. Por conta disso, é fundamental saber identificar quais são os principais fatores considerados sabotadores do emagrecimento e como superar cada um deles.

Separamos aqui alguns tipos mais comuns, veja:

Falta de motivação 

A falta de motivação é com certeza um dos fatores mais comuns para conseguir concretizar o emagrecimento e é algo que acontece com todo mundo. Por isso, procure identificar quais são as causas da falta de motivação e o que pode ser feito para melhorá-las. As funções do nosso dia a dia podem fazer sim toda a diferença na hora de driblar os sabotadores do emagrecimento.

Pratique atividades que te tragam prazer e bem-estar, procure um especialista em Nutrição Funcional para ajudar a montar uma rotina de alimentação saudável. Muitas vezes nos pegamos perdidos, não sabendo por onde começar e como fazer dar certo, por esse motivo é tão importante procurar profissionais capacitados para te ajudar nesse desafio.

Ansiedade

A ansiedade é um fator considerado um grande dificultador na dieta. Ela pode causar momentos de compulsão alimentar, fazendo com que você aumente o consumo de alimentos, especialmente de doces, gorduras, pães, massas e outros que fontes de carboidratos, aumentando as calorias, levando ao ganho de peso e dificuldade para emagrecer.

É completamente comum pessoas com ansiedade exagerarem nesse tipo de alimento, porque eles estimulam a produção de serotonina, um hormônio que gera a sensação de bem-estar no organismo, aliviando momentaneamente a obesidade.

E para evitar a ansiedade, é necessário levar uma vida mais leve e se cobrar menos. Nesse caso, procurar pela ajuda de um psicólogo poderá ajudar a entender o que ocasiona os picos de ansiedade e como melhorar.

Desorganização

Ninguém consegue ter uma vida normal e saudável se for desorganizado, não é mesmo? Isso reflete em diversas coisas em nossa vida e uma delas está ligada diretamente ao emagrecimento.

Criar uma rotina de atividades físicas e alimentação equilibrada fará toda a diferença para que os sabotadores do emagrecimento não afetem seus pensamentos. Pessoas organizadas além de serem mais felizes, são mais saudáveis.

Falta de foco

A falta de foco pode provocar pensamentos sabotadores do emagrecimento e dificultar seu objetivo. Uma dica muito importante é priorizar as coisas, como por exemplo: se você se programou para às 8h da manhã fazer exercícios físicos e comer bobagens apenas aos finais de semana, tente focar nisso e pensar nos resultados que irão trazer na sua vida.

Agindo dessa maneira ficará mais fácil identificar o que fazer primeiro e evitar que você perca o foco e saia da dieta. 

Procrastinação

Aquela velha história de não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje. Então, a procrastinação é um dos principais inimigos no dia a dia das pessoas que desejam fazer uma dieta regrada. 

Pensamentos como: “hoje eu posso comer um pedaço de bolo recheado e um hambúrguer com bastante queijo, e começar minha dieta amanhã.” ou “Hoje estou cansada, com dor de cabeça, não tenho tempo para começar a atividade física”. Esses são pensamentos sabotadores que adiam nosso caminho para uma vida mais saudável e feliz.

Para isso, é importante listar as prioridades do dia e fazer de tudo para cumpri-las dentro do prazo estipulado. Crie metas que fazem a diferença a longo prazo, pois de nada adianta tentar fazer tudo de uma vez. Os resultados não apareceram da noite para o dia.

Estipule metas tangíveis e tenha paciência com suas ações, isso evitará frustrações e cobranças e gera momentos de satisfação e alegria por ter conseguido cumprir as metas propostas.

Com os tipos mais comuns que citamos acima, ficará mais fácil você saber se está se auto sabotando ou não, para uma vida mais saudável.

Antes de iniciar qualquer passo, é muito importante procurar pessoas especializadas na área. Na Athenee Day Spa você pode contar com a Nutrição Funcional, basta agendar sua consulta. 

Além disso, também possuímos um programa especial, o Programa Emagrecer Positivamente, que poderá ajudar você a iniciar o processo de emagrecimento de maneira mais saudável e com resultados rápidos e satisfatórios.

Dicas exclusivas da Athenee para evitar os pensamentos sabotadores do emagrecimento

O que são sabotadores do emagrecimento? Conheça os principais e saiba como superá-los!

Evidente que existem diversos fatores que irão ajudar a ter um controle melhor da sua dieta, mas entre elas estão inclusas ter uma boa noite de sono. Isso será fundamental para ter um dia mais relaxante e motivador.

Isso porque a falta de sono pode causar diminuição do metabolismo, ampliação da resistência à insulina e aumento do apetite, levando ao acúmulo de gordura. 

Como comentamos em um dos nossos tópicos, ter foco e tratar como prioridade a alimentação equilibrada e atividades físicas ajudarão a sua mente priorizar as coisas mais importantes. 

Além disso, comer de forma consciente, não de maneira compulsiva, fazendo a dosagem ideal de suas refeições, é fundamental para evitar os pensamentos sabotadores.

E por fim, ler bons livros, ter momentos de lazer e relaxamento, trabalhar a respiração diafragmática, adotando até mesmo o uso da meditação, será fundamental para tratar a ansiedade e a vontade de comer compulsivamente. A mudança de hábito exige planejamento, dedicação e paciência.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a esclarecer suas dúvidas, até a próxima!

Veja também: Emagrecer Positivamente: o programa que tem mudado vidas

Deixe um comentário